Brasil: Sinais de atenção.


Dois indicadores hoje no Brasil merecem atenção. É claro que um mês não quer dizer muita coisa, mas são indicadores que se somam a outros sinais de dificuldades na recuperação da economia do país.

Os números do mercado de trabalho de janeiro mostraram uma estagnação neste setor da economia. A criação de empregos se recupera a passos lentos, a qualidade dos empregos criados é, na média, ruim, e os rendimentos dos trabalhadores dão sinais de enfraquecimento.

O mercado de trabalho vem em uma dinâmica de recuperação extremamente lenta e gradual e parece ter chegando em um estágio de estagnação, a despeito dos vetores favoráveis a continuidade de recuperação. O emprego costuma ser um indicador “atrasado” da economia, mas os números recentes merecem atenção.

Os dados de crédito de janeiro mostraram deterioração. Alta de taxas e spreads aumento de inadimplência e menos concessões. O crédito vinha em uma dinâmica de recuperação e o número de janeiro parece mais uma acomodação do que uma mudança de tendência.

De toda forma, continuamos a ver um acumulo de sinais de fraqueza, ou enfraquecimento da recuperação econômica do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?