Reforma da Previdência, Shutdown, Acordo Comercial e China.


Como era de se esperar, os jornais de hoje estão repercutindo o anuncio do texto base da Reforma da Previdência. Reforço o que escrevi na tarde de ontem, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/02/reforma-da-previdencia.html.

Adiciono que, segundo cálculos de quem teve acesso a proposta, a economia em 10 anos será da ordem de R$1,1 trilhão, dentro da meta estipulada por Guedes e Cia. Ainda não se tem detalhes adicionais e o texto pode mudar ao longo do processo de negociação política, mas, por ora, está tudo dentro do esperado.

Nos EUA, Trump irá assinar um acordo com o Congresso para evitar uma nova paralisia do Governo. Contudo, deverá decretar “estado de emergência” para conseguir recursos para a construção do muro na fronteira com o México. Obviamente que a decisão é polêmica, mas acredito que tenha pouco impacto no mercado.

Mais relevante para os ativos de risco são as negociações comerciais entre os EUA e a China. A despeito de sinais positivos, a mídia reporta agora que ainda há uma enorme distância entre os dois países. Vide aqui: https://www.bloomberg.com/news/articles/2019-02-15/u-s-china-trade-talks-set-to-wrap-up-with-few-signs-of-progress?srnd=premium.

Vale lembrar que a recuperação dos ativos de risco teve como um dos pilares, além da mudança de postura do Fed, os sinais de avanço no acordo entre os dois países (além de uma posição técnica mais saudável e preços mais atrativos). A ausência de um acordo pode trazer volatilidade e realização de lucros no mercado.

Na China, a inflação de janeiro ficou abaixo das expectativas, mostrando um quadro de tranquilidade inflacionária que deixa espaço para medidas adicionais de estímulo. Por outro lado, entretanto, a inflação baixa pode ser mais um sintoma de uma economia enfraquecida.

Continuo mais cauteloso e negativo com o cenário externo, vendo o momento atual como um interregno benigno. Sigo otimista com os avanços no Brasil, mas sabendo que o caminho será longo e tortuoso, com volatilidade no percurso. As alocações devem respeitar este pano de fundo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?