Brasil: Realização de lucros. Itália volta ao radar.


O dia foi de forte pressão nos ativos locais. O movimento está em linha com o que eu sinalizei nos últimos dias (vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/02/brasil-debate-da-reforma-da-previdencia.html):

No Brasil, Rodrigo Maia indicou que o processo de aprovação da Reforma da Previdência pode começar da estaca zero.

Se a indicação de Maia for colocada em prática, o processo de aprovação será mais longo, criando margem para debate, ruídos e incerteza, mesmo que o destino final seja a sua aprovação. Parece que podemos passar por alguma acomodação dos ativos locais e ficarmos mais susceptíveis ao humor externo. Não mudo meu otimismo em relação ao país e seus ativos, mas uma administração de tamanhos e instrumentos é necessária.

Em linhas gerais, os investidores locais alocaram risco em ativos do país (bolsa, juros longos e câmbio) na expectativa de uma aprovação rápida da agenda de reformas. O investidor externo não acompanhou este movimento. A posição técnica ficou pior, assim como os níveis de preço e valuation. Além disso, o ambiente global mais positivo ajudou a acentuar este movimento.

Agora, com a perspectiva de um longo caminho para a aprovação das reformas, o mercado parece fazer um movimento natural de realização de lucros.

Não vejo mudança no cenário estrutural mais positivo para o país, mas por diversas vezes alertei que o caminho não seria linear e a administração do portfólio em termos de tamanho, instrumentos e proteções era necessária.

Os problemas enfrentados pela Vale também ajudaram a dar um humor mais negativo para a bolsa local.

Mantenho uma visão externa mais negativa.

Vimos hoje mais dados econômicos preocupantes na Alemanha e sinais de desconforto nas perspectivas econômicas na Itália, mesmo que o país tenha feito uma venda sindicalizada de dívida hoje com certo sucesso (geralmente essas operações costumam marcar pontos de inflexão para os países, coincidência ou não).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?