Reforma em evidência no Brasil, dados negativos na China.


Hoje é um dia de feriado nos EUA, o que deverá prejudicar a liquidez dos mercados. Após bom desempenho dos mercados nos EUA na sexta-feira, as bolsas da Ásia apresentaram boa performance nesta segunda-feira. Os mercados na Europa apresentam leve correção neste momento.

Não há muitas novidades relevantes. Ontem tratei dos principais pontos do final de semana, vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/02/bebianno-inflacao-no-brasil-crescimento.html.

Algumas notícias do jornal que valem ser mencionadas:

Matéria interessante do Valor sobre a proposta da reforma da previdência e seu viés mais “democrático”: https://www.valor.com.br/politica/6122829/proposta-de-reforma-busca-equiparacao.

Debate de política monetária no Brasil, com a possibilidade de novo corte da Taxa Selic ainda no radar. Reforço que meu cenário base é de manutenção da Selic no atual nível, já expansionista, no horizonte relevante de tempo. Não gosto do risco/retorno da curva curta de juros. Gosto da parte longa da curva de NTN-B: https://www.valor.com.br/financas/6122675/corte-da-selic-volta-ao-radar-com-numeros-fracos-de-atividade.

Artigo da Folha sobre a reforma da previdência para os Estados. Mostra como os governadores estão alinhados com uma reforma dura, dado o estado calamitoso de suas finanças. Eles serão grandes aliados no processo de aprovação da previdência federal: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/02/paulo-guedes-desidrata-a-reforma-para-estados-apos-briga-na-equipe.shtml.

Na China, noite de mais dados negativos:

#SINGAPORE JAN NON-#OIL DOMESTIC EXPORTS TO #CHINA Y/Y: -25.4% v +15.4% prior (largest since Oct. 2018) *#Oil exports to #China: -30.8% YoY (confirming a broad-based ) *Non-#Oil exports to Y/Y: -4.6% v +31.1% prior (largest since Apr. 2017).

Carmakers to Face More Pain as Sales in #China Keep Sliding - Bloomberg *Jan Passenger vehicle sales to dealerships Y/Y: -17.7% v -15.8% prior *CAAM predicts another sharp drop in February



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?