Reforma da Previdência e Minutas do FOMC.


Dois eventos marcaram o dia.

No Brasil, Bolsonaro apresentou ao Congresso a Reforma da Previdência. O texto parece bastante abrangente e durO, dentro do que vinha sendo ventilado na mídia.

A despeito da direção correta, o mercado teve mais um dia de realização de lucros. A dinâmica está bastante em linha com o que comentei aqui no inicio da semana (vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/02/brasil-politica-ganha-os-holofotes.html).

A recuperação dos ativos locais foi em muito ajudada pelo ambiente externo. A agenda de reformas precisa avançar para que o país fique blindado de choques externos. Receio que podemos passar por um momento de maiores turbulências. Ainda não alterei minha visão construtiva de longo-prazo para o Brasil, mas o curto-prazo me preocupa um pouco.

A grande questão hoje é quanto tempo levará para aprovação da Reforma, qual a real articulação do governo e quão desidratada o texto base ficará no final do processo.

Mantenho visão estrutural positiva, mas sido mais cauteloso no curto-prazo.

Nos EUA, as Minutas do FOMC mostrara um Comitê muito mais cauteloso com o cenário, em muito baseado na desaceleração externa, nos sinais de mercado e na ausência de pressões adicionais na inflação.

O Fed já debate, além da pausa no processo de alta de juros, uma pausa ou encerramento do processo de redução de seu balanço.

Acredito que nada disso seja novidade a luz de tudo que já foi falado por Powell e Cia nas últimas semanas.

Grande parte da recuperação dos ativos de risco este ano foi sustentada exatamente por esta nova sinalização do Fed.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?