Tom positivo.


Os ativos de risco estão iniciando a semana em tom semelhante a forma em que encerraram a semana passada, com um tom mais otimista e um vies de “risk-on”. Destaque para um movimento mais misto no dólar e algum alívio nos ativos emergetes. Estes movimentos, contudo, ainda se mostram tímidos e merecem cautela. Comentei sobre esses movimentos e as perspectivas no sábado pela manhã, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com.br/2018/05/dinamica-ainda-ruim-bcb-muda-atuacao-no.html,
No final se semana, Trump sinalizou que pode reverter parte de algumas medidas que afetaram uma empresa chinesa específica de tecnologica\telecomunicações, visando retornar as atividades dessa empresa nos EUA e recuperar os empregos perdidos na China. A postura de Trump mostra que ele tem sim uma agenda de renegociações bilaterais, mas que o presidente dos EUA tem flexibilidade nas negociações e se mostra preparado para rever decisões que se mostram excessivamente prejudiciais aos EUA. Não estou entrando no mérito se esta postura e se suas medidas são corretas, ou não, apenas tentando mostrar que não parece haver decisões irrevogáveis, mas sim disposição e flexibilidade para evitar impactos negativos maiores na economia.
Ao longo da semana precisamos observar como irão caminhar as negociações envolvendo o NAFTA.
Na Itália, o governo caminhou para uma coalizão de partidos de mais radicais e populistas, mas que nos últimos meses adotaram um discurso mais ao centro e menos prejudicial a economia. De qualquer form, se confirmada a coalizão desses partidos, será uma questão localizada que precisará ser acompanhada e entendida de melhor ao longo do tempo. Por ora, este “probema” deverpa permanecer mais localizado, sem sinais claros de maior contágio a outros países e\ou classes de ativos. Inclusive, esta manhã, o EUR opera em alta a despeito de leve queda das bolsas na Europa.
No Brasil, os jornais continuam repercutindo as possíveis alianças políticas para as aleições, sem que haja um cenário mais claro definido.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?