Sinais de estabilização. Cenário ainda não me anima.


Os ativos de risco estão abrindo a quinta-feira em tom mais estável. Contudo, alguns sinais de fragilidade permanecem, como a depreciação de moedas emergentes como a TRY e o ZAR.  Continuo não vislumbrand nenhuma grande oportunidade de alocação no curto-prazo, mas mantendo postura agil e flexível para se favorecer de movimentos que aparentam ser exagerados.
No Brasil, o governo anunciou um acordo junto aos caminhoneiros para evitar um casos social. A despeito do anuncio, alguns orgãos da classe afirmam que a greve irá continuar. Neste momento, ainda não consigo ter uma noção concreta de qual será a situação ao longo do dia.
Com este pano de fundo local, e um cenário externo que me parece mais desafiador, não tenho nenhuma vontade de ter alocações estruturais e relevantes em ativos no Brasil. O BRL tem se mostrado bem comportado nos últimos dias devido a presença mais agressiva do BCB nos swaps cambiais. A curva de juros não me aparenta ter prêmios significativos. Pelo contrário, começo a acreditar que os prêmios, na média, de agora em diante, precisam ser ainda maiores. Na bolsa, nos últimos dias, vimos uma melhor na posição técnica e nos preços e valuations. No geralm todos os mercados apresenam posição técnica mais saudável neste momento, mas o mercado, especialmente os fundos locais, me parecem “machucados” para acreditar em uma tomada de riscomais agressiva no curto-prazo.
Depois da Itália passar por desafios políticos, agora a Espanha apresenta cenário desafiador, com o risco do governo Rajoy sofrer um voto de confiança. O cenário de crescimento na Europa já vinha se mostrando mais desafiador e, agora, importantes economicas da região apresentam desafios políticos que podem afetar ainda mais negativamente a confiança e o crescimento.
Nos EUA, Trump voltou a adotar postura mais dura em relação as negociações junto a Coréia do Norte, as questões comerciais com a China e seus parceiros comerciais, como México, Canada e Europa, no tocante as importações de automóveis. Vejo um cenário ainda nebuloso, a despeito de acreditar que esta postura é apenas uma forma, um caminho, de buscar situações mais vantajosas para os EUA e mostrar firmeza as vésperas de uma eleição no Congresso Americano.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?