Brasil: BCB aumenta oferta de swaps cambiais. Mais um passo acertado.


Brasil\Câmbio – No final da tarde de ontem o Banco Central (BCB) anunciou um aumento na oferta de swap cambiais, dos US$250mm diários, para US$750mm diários. Além da oferta, o BCB divulgou comunicado em que busca diferenciar a postura no tocante ao câmbio de sua política monetária.
Acredito que a atuação do BCB esteja correta, primeiro ofertando um montante menor de swaps, depois deixando de cair a Taxa Selic e, agora, oferecendo maior hedge cambial ao mercado. O movimento de fortalecimento do dólar é global e não local. Contudo, é dever do BCB suavizar os movimentos, mas não tentar mudar a direção da moeda. Como no passado o BCB conseguiu reduzir o estoque de swaps, e como o país ainda é credor em dólares, é natural e saudável este tipo de movimento e postura por parte da autoridade monetária.
Como o objetivo não é alterar a direção da moeda e o movimento do dólar é global, precisaremos observar o cenário externo para definir até onde irá à taxa de câmbio. Os últimos passos do Brasil, e de outros países emergentes como a Argentina, foram passos positivos, assertivos e na direção correta, mas ainda é cedo para definirmos até onde irá este movimento recente. Tendo a acreditar que estamos chegando a um ponto de posição técnica mais saudável, preços e valuations mais atrativos, em um pano de fundo não tão negativo como aparenta, mas é sempre muito difícil, senão impossível, acertar pontos de inflexão nestes tipos de movimentos ou tendências.
Brasil\Política – A direita continua bem representada por Bolsonaro na disputa eleitoral para presidente. O Centro ainda se mostra muito disperso, sem poder de coalização e com grandes problemas existenciais. A esquerda, na figura de Ciro Gomes, começa a mostrar alguma convergência, dependendo de Lula e do PT para uma definição de em que caminho irão tomar. O cenário segue bastante nebuloso e indefinido.
Os jornais dos últimos dias mostram preocupação no PSDB em torno da candidatura de Alckmin. O nome de Doria volta a ser ventilado em seu lugar. O PDT de Ciro trabalha para buscar um vice do PSB e o PT continua insistindo na candidatura de Lula, equanto há coversas e pressões de bastidores para algum “plano B”.
EUA vs China – Não houve avanços significativas nas conversas entre ambos os países, mas há algum esforço para mostra coesão nas negociações. Parece que a China ofereceu, ou se comprometeu, em elevar suas compras de produtos americanos, mas sem se comprometer com qualquer meta de redução do déficit. Segundo a Bloomberg:
(Bloomberg) -- China will significantly increase purchases of U.S. goods and services, the White House said in a statement following talks in Washington this week that aimed to resolve a trade dispute between the world’s two largest economies. Both sides agreed on meaningful increases in U.S. agriculture and energy exports, the White House said, adding that the U.S. will send a team to China to work out the details.
EUA vs NAFTA – Não houve acordo entre as partes em no tempo estipulado. Agora, o México passará por uma eleição presidencial que poderá alterar significativamente o quadro político local, assim como os EUA terão eleições para o Congresso que também poderão alterar a dinâmica política do país, tornando as negociações ainda mais complicadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?