Risk-Off: Crise Institucional na Itália e no Brasil.


Os ativos de risco estão abrindo o dia com “risk-off” clássico, puxado por uma forte deterioração no preço dos ativos da Itália, após a incerteza política aumentar na ausência de um governo. A dinâmica dos últimos dias reafirma a minha convicção de portfólios mais cautelosos, visando a preservação de capital, mas mantendo a flexibilidade, agilidade e liquidez em busca de alocações que visam se apropriar desta volatilidade. Não vejo este cenário se alterando no curto-prazo e ainda vislumbro u resto de ano bastante tumultuado e turbulento.
No Brasil, os jornais estão repercutindo com preocupação a situação intitucional do país. Mesmo após o acordo com os caminhoneiros, a situação social continua fragilizada e o governo, segundo a mídia, tem receio que a situação migre para um cenário parecido com 2013, onde uma “simples” manifestação contra aumento de impostos migrou para uma grande manifestação contra a classe política.
Segundo os jornais de hoje, já se fala na ausência de governabilidade no Congresso e na impossibilidade de Temer encerrar seu mandato.
Uma pesquisa Ibope em São Paulo mostrou Bolsonaro ganhando terreno, assim como Ciro Gomes, em detrimento a alguma perda de espaço, mesmo que pequena, de Alckmin. Impressiona observar Bolsonora na frente de Alckmin no berço político tucano, neste estágio do ciclo econômico.
Na atual situação do país, tendo a acreditar que o mercado financeiro local não irá receber bem a polarização política entre Bolsonaro e Ciro, ambos com pautas econômicas ainda duvidosas.
De acordo com a mídia, o Governo já trabalha com uma inflação de 1% este mês devido a extensão da greve.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?