Brasil: Benefício da dúvida.

Os ativos de risco operam próximos a estabilidade, na expectativa da divulgação dos dados de emprego de julho nos EUA.
Acredito que na atual conjuntura, a divulgação da Taxa de Desemprego e do Average Hourly Earnings (AHE) sejam até mais importantes do que o Payroll. Qualquer número mensal de criação de vagas de trabalho superior a 125-130 mil postos de trabalho será lida como positiva/construtiva. Um número muito mais baixo do que este pode trazer o receio de uma desaceleração mais preocupante da economia. Todavia, a combinação da Taxa de Desemprego e ao AHE poderá ser determinante para a política monetária de curto-prazo. Se os sinais de pressões inflacionárias permanecerem ausentes, prosseguirá um ambiente positivo para os ativos de risco, já que estará mantido o cenário de “Goldilocks”. Caso haja um sinal mais acentuado de pressões inflacionárias de salário, o mercado poderá ser obrigado a rever os próximos passos do Fed.
No Brasil, a despeito dos desafios fiscais de curto- prazo e estruturais, o mercado continua a dar o benefício da dúvida a esta equipe econômica. A simples intenção e disposição em promover reformas, mesmo que elas não sejam implementadas da forma ideal, ou de maneira suficiente para reverter o quadro fiscal, tem sido lida de forma positiva pelos investidores. Acredito que este quadro persistirá (não que eu concorde veementemente com isso) enquanto o cenário externo permanecer construtivo, e a equipe econômica sinalizando apoio às reformas e trabalhando em prol delas.
Os jornais de hoje trazem novamente este quadro. A Reforma da Previdência original já foi abandonada. Meirelles e Cia. acenam com uma “reforma” mais enxuta e menos agressiva. Além disso, a meta fiscal de 2017 e 2018 certamente será alterada nos próximos dias. Ao mesmo tempo em que sinaliza à reforma da previdência, o governo busca apoio para a reforma tributária, ou uma simplificação tributária, e ainda será necessário avançar na reforma política antes das eleições de 2018 ganharem corpo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?