Risk-On!

Os ativos de risco estão apresentando uma forte recuperação essa manhã, seguindo as pesquisas mais positivas para a manutenção da Inglaterra na União Europeia. A casas de apostas elevaram a probabilidade de manutenção para cerca de 77% neste momento, nível que chegou a rodar mais próximo a 50% na semana passada. Não há dúvida de que o Brexit será o evento mais importante da semana, deixando os ativos de risco extremamente sensíveis a qualquer questão referente ao referendo.

Todavia, existem outros vetores que precisam entrar no radar dos investidores, como a decisão da corte de justiça da Alemanha, que decidirá a validade do OMT anunciado pelo ECB após a crise de 2011, e as eleições na Itália, que mostraram um avanço não desprezível de partidos populista (“ultra direitistas”), uma tendência crescente na Europa.

No Brasil, o fluxo de notícias continua pouco animador. Os jornais estão sinalizando que o déficit fiscal primário de 2017 deve ficar em torno de R$100bi. A decretação de Estado de Calamidade no Rio de Janeiro reforça o cenário extremamente desafiador para os Estados e Municípios, jogando no colo da União mais um montante não desprezível de gastos públicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?