Consolidação...

Os ativos de risco estão apresentando recuperação, após dois dias de forte pressão. Como comentei neste fórum ontem pela manhã: Eu espero alguma estabilização do humor global a risco ao longo do dia, mas meu viés de curto-prazo ainda é negativo. A estabilização acabou não acontecendo ontem, mas hoje já vemos sinais mais animadores. Eu ainda espero um período de alta volatilidade e elevada incerteza, mas os ativos de risco podem ter ficado excessivamente pressionados no curtíssimo-prazo.

A Coréia do Sul anunciou que podem fazer um pacote de estimulo fiscal à sua economia. Ainda não há detalhes sobre a possível ação. Será uma das primeiras economias relevantes para o mundo a anunciar uma medida neste direção neste ciclo econômico. O estímulo fiscal é o receituário que muitos economistas ortodoxos e de renome estão prescrevendo para lidar com o baixo crescimento global neste momento.

No Brasil, os dados de crédito divulgados ontem mostraram a manutenção das tendências que viraram regra nos últimos meses, ou seja, concessões mais brandas, spreads e taxas mais altas e inadimplência em alta. A manutenção de uma tendência de alta na inadimplência que se mostra um pouco mai preocupante para o setor, mas era de certa forma esperada. O país parece viver um clássico “credit crunch”.

O BCB irá divulgar hoje seu relatório de inflação, com a presença de seu novo presidente. Espero que a mensagem de Ilan seja clara e ortodoxa, ou seja, foco na meta de inflação.

Os jornais de hoje estão dizendo que o centro da meta de 2018 não será alterada e ficará em 4,5%. Acredito que o mesmo será feito com a meta de 2017. Não vejo espaço, e nem necessidade, neste momento, de alteração na meta de inflação do país para os próximos 2 anos.

Ainda na mídia, está sendo ventilado a necessidade de aumento de impostos em 2017 para que as contas públicas sejam equacionadas. Com o estado de “calamidade” em que se encontra o quadro fiscal brasileiro, é natural esperar que medidas nesta direção sejam efetuadas.

Na Veja, existe uma nota dizendo que Temer pediu uma atenção especial para as privatizações.

Enfim, por hora, a despeito de todos os ruídos políticos da Operação Lava-Jato, continuamos a ver o governo caminhar na direção do ajuste econômico.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?