Brexit Fears!

Os ativos de risco iniciaram a semana digerindo o bom momento do “Leave” nas intenções de voto para o Brexit na Inglaterra. A disputa continua acirrada e prever um desfecho ainda é extremamente difícil. Contudo, as últimas pesquisas continuam mostrando um apoio crescente ao “Leave”. É provável que os eventos recentes nos EUA possam ajudar nesta dinâmica, especialmente diante daqueles mais cauteloso com o problema de imigração na Europa.

O mercado de moedas teve um dia bastante misto, no que pareceu ser um certo movimento de migração de posições (LatAm sobre pressão, EMEA com desempenho mais positivo). As bolsas globais apresentaram quedas não desprezíveis. O petróleo apresentou queda enquanto as commodities metálicas tiveram um dia de recuperação.

No Brasil, Ilan foi oficialmente empossado no BCB, mas seu discurso trouxa poucas novidades para aqueles que esperavam qualquer sinal mais claro em relação ao viés do novo comandante da política monetária. Existe um debate crescente se o BCB não deveria mirar uma meta ajustada de inflação. Por hora, não há sinais de que Ilan irá migrar nesta direção. No tocante ao câmbio, Ilan sinalizou que pode usar os swaps cambiais, com parcimônia, para evitar distorções elevadas na moeda.

Acredito que os ativos de risco ficarão extremamente sensíveis as questões na Inglaterra. Contudo, não podemos esquecer das tendências preocupantes provenientes da China, em meio a uma economia mundial fragilizada.


O cenário base continua sendo de um crescimento mundial baixo por um tempo prolongado de tempo. Todavia, existe um risco crescente de problemas pontuais e localizados no curto-prazo, que podem vir a pressionar os ativos de risco. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?