Brasil: Aprovação da DRU. Importante vitória de Temer.

Os ativos de risco estão operando próximos a estabilidade, em um começo de manhã cuja a agenda poderá ser bastante relevante para a dinâmica de curto-prazo dos mercados financeiros globais. O destaque externo ficará por conta da decisão do ECB na Europa e para o ADP Employment nos EUA. No primeiro caso, a expectativa é de manutenção do status-quo. Qualquer decisão diferente desta poderá gerar volatilidade aos mercados. No segundo caso, um número robusto poderá ser “a opa de cal” que faltava para o mercado precificar com uma probabilidade mais próxima de 100% uma alta de juros nos EUA entre junho e julho, com consequências óbvias aos ativos de risco.

No Brasil, a Câmara aprovou na noite de ontem a DRU, por 334 votos a 90, ou seja, cerca de 78% de aprovação, em mais uma importante vitória para o governo Temer. Por se tratar de uma emenda constitucional ainda é necessária mais uma votação, que deverá ocorrer na próxima terça-feira, antes do texto seguir para a apreciação dos senadores. De qualquer maneira, a aprovação de ontem é um passo muito importante no projeto de ajuste fiscal que pretende ser implementado pelo governo interino. Vale lembrar que a proposta já estava em tramitação no governo Dilma, que nunca conseguiu tira-la do congresso.

Como venho insistindo, acredito que o acumulo de notícias mais positivas, especialmente o andamento dos projetos apresentados pelo atual governo, será um passo importante para convencer os investidores de que o país está saindo de uma situação insustentável economicamente, para uma situação ainda ruim, mas muito melhor do que a anterior. O risco político ainda é elevado, e deverá continuar assim por muito tempo, já que a Operação Lava-Jato ainda está em andamento, e a oposição continuará fazendo seu papel para tumultuar o ambiente em Brasília e junto aos movimentos sociais em todo o país. Por hora, sem uma mudança drástica no que tange o entorno de Michel Temer, acredito que estas questões devem ser tratadas como ruídos de curto-prazo, totalmente naturais e saudáveis em uma democracia. Vale lembrar que FHC governo sobre forte pressão da oposição, tendoum PT fortalecido e liderado por Lula ao longo de todo o seu governo.


O mercado aguarda esta manhã, ansiosamente, uma nova fase da Operação Lava-Jato, que os blogs políticos estão dando como certa ainda esta semana. De acordo com os rumores, o STF teria autorizado a Operação, cujo foco seria em torno de autoridades políticas em Brasilia.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?