Risk-Off!

Os mercados globais estão abrindo em tom negativo, dando continuidade ao movimento de realização de lucros verificado ontem. Como comentei neste fórum nos últimos dias, ainda parece cedo para afirmar que ouve uma mudança das tendências observadas desde a divulgação dos dados de emprego nos EUA. Contudo, alguns dos vetores que citei ontem merecem atenção: (1) a posição técnica parece menos favorável, (2) os valuations já não se mostram tão atrativos, mas (3) o cenário macro continua estável.

Eu adicionaria alguns comentários. Primeiro, o mercado vinha observando o cenário de baixo crescimento global, mas sem riscos evidentes de recessão, em meio a um Fed em compasso de espera no tocante a política monetária, como sendo um cenário positivo. Eu classifiquei este ambiente como “sweet spot”. Precisamos ficar atentos para caso está avaliação seja alterada. Eu, particularmente, acredito que o atual ambiente seja um equilíbrio instável em que, ou veremos mais uma rodada de preocupante desaceleração do mundo, ou o Fed retomará seu processo gradual de alta de juros. Assim, o nível de preço de algumas classes de ativos não é justificável.

Segundo, a proximidade do Brexit deveria trazer alguma incerteza ao cenário, o que não vinha ocorrendo até o momento.

O fluxo de notícias de Brasil está mais esvaziado, o que me leva a acreditar que os ativos locais poderão ficar, no curto-prazo, mais sensíveis ao cenário econômico global.

Na agenda do dia, destaque para o Michigan Confidence.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?