Brasil: Agenda de reformas econômicas está viva! Crescimento global dá sinais adicionais de estabilização.


Os ativos de risco estão operando novamente em tom positivo essa manhã. Comentei sobre o pano de fundo que poderia levar a esta dinâmica aqui e aqui https://www.youtube.com/watch?v=wfV-MMk4cUA e aqui https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/03/final-de-semana-de-noticias-mais.html.

No cenário internacional, destaque para as vendas no varejo de fevereiro na Europa, que apresentaram alta de 0,4% MoM, levemente acima das expectativas de alta de 0,3% MoM. A alta ajuda a dar ímpeto a visão de estabilização do crescimento global e na melhora do humor dos investidores. Acredito que seja cedo para espantar definitivamente as expectativas de desaceleração global, mas como comentei no final de semana (nos links acima) o mercado deverá focar nestes indicadores de curto-prazo como sinais positivos.

Nesta mesma linha, o PMI Services da China apresentou alta superior a 3pts, subindo para 54,4 pontos em março, em mais um sinal de estabilização da economia. Os comentários aqui são os mesmos acima.

No Brasil, Bolsonaro volta de Israel e irá focar na Reforma da Previdência, com algumas reuniões de articulação política já agendadas. Sinal positivo (aqui: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/04/03/aviao-com-bolsonaro-e-comitiva-decola-rumo-ao-brasil.ghtml).

Segundo o Valor, já existe um acordo em torno da Cessão Onerosa, em mais um passo importante para o país destravar investimentos no setor de Óleo e Gás (vide aqui: https://www.valor.com.br/brasil/6194945/governo-e-petrobras-chegam-consenso-sobre-cessao-onerosa).

Há rumores de que o Ministério da Economia prepara um pacote de medidas para destravar o crescimento do país:

Com as projeções de crescimento do PIB em queda, o Ministério da Economia prepara um pacote de medidas para aumentar a produtividade, o emprego e tentar destravar a atividade econômica. Previstas para acontecer em 90, 180 e 360 dias, as ações foram formuladas em quatro grandes planos que serão anunciados ao longo de abril: Simplifica, Emprega Mais, Brasil 4.0 e pró-mercados.

O primeiro plano a sair do forno será o Simplifica, conjunto de 50 medidas para desburocratizar a vida do setor produtivo. Em entrevista ao Estado, o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, antecipa que o plano foi feito com base na demanda das associações representativas do setor produtivos ouvidas nesses primeiros 100 dias de governo.

De maneira geral, reforço que vimos uma melhora substancial no fluxo de notícias local e no posicionamento do governo no tocante a questões relevantes para o país e para a economia. É fato que o caminho das reformas será longo e tortuoso, mas parece haver boas intenções nos projetos apresentados. Existe um risco relevante de articulação política e implementação da agenda reformista, mas não há mudanças substanciais de cenário, pelo menos por ora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?