Mudanças de Dinâmica na Bolsa dos EUA:


Uma breve análise do desempenho de alguns “fatores” da bolsa dos EUA mostra uma clara mudança de dinâmica por parte do mercado. Os movimentos ainda podem parecer tímidos, mas são sem dúvida importantes de serem observados. Segue abaixo algumas breves observações:

- Em um prazo mais longo, pegando 5 anos como padrão, vemos que o vetor “Momentum” foi o grande destaque de desempenho. Isso faz sentido em um ambiente de crescimento saudável, juros baixos, crescimento de lucros e valuations em processo de normalização.

- Quando encurtamos a janela para 1 ano, já vemos um melhor desempenho de fatores “Min Vol” e “Quality”, o que é amplamente justificado pela rápida e acentuada queda dos índices de bolsa dos EUA no último trimestre de 2018.

- Em momento de maior instabilidade e incerteza, ações de empresas mais estáveis, de menor volatilidade, de maior previsibilidade de lucros e de qualidade, acabam se destacando.

- O mais interessante, e talvez surpreendente, é que este ano, mesmo com uma alta próxima a 20%, não é o fator “Momentum” que mais se destaca, mas sim “Quality” e “Size”.

Isso mostra claramente que os investidores começam a se posicionar para um estágio final de ciclo econômico. Como comentei no começo da semana, acho que estes movimentos, em direção a portfólios mais defensivos, mesmo que mantendo alocações relevantes em renda variável internacional, faz todo sentido.






Fonte: Bloomberg.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?