Daily News - EUA saudável, recuperação na China e melhora do diálogo político no Brasil.


A sexta-feira foi um dia de bom desempenho para os ativos de risco, a despeito de uma leve realização da bolsa no Brasil. O principal vetor de sustentação da alta nos índices de bolsa dos EUA, que atingiram um novo pico histórico, em sua maioria, ficou por conta do PIB dos EUA.

O PIB do primeiro trimestre do ano nos EUA apresentou alta de 3,2% anualizado, muito acima das expectativas. A alta pode ser considerada positiva e acima das expectativas. Contudo, a composição do crescimento mostra que parte relevante da alta ficou por conta de vetores pontuais e sazonais, como Exportações e Estoques, que não serão repetidos no futuro. O impacto do “shutdown” foi visível, mas insuficiente para pressionar o crescimento negativamente.



O número está em linha com um pano de fundo de curto-prazo ainda saudável para a economia dos EUA, o que continua a dar sustentação a volatilidades baixas, alta das bolsas, um dólar mais forte e etc, no que me parece um “interregno benigno” marcado por expectativas de “Goldilocks”. Sigo aproveitando este momento para recomendar a adição de hedges nos portfólios e a manutenção de carteiras mais balanceadas devido ao risco/retorno pouco atrativos nos ativos internacionais nos atuais níveis de preço.

Na China, o Industrial Profits divulgado este final de semana apresentou forte alta em março. O número está totalmente em linha com a recuperação verificada nos PMIs. Estamos diante de uma estabilização do crescimento chinês. Ainda tenho dúvidas de que a estabilização serão cíclica ou estrutural, mas estou agnóstico em acreditar que possamos passar por alguns meses (2 a 4 meses) com dados um pouco mais positivos provenientes do país. Ainda tenho enorme receio de que estruturalmente a China possa apresentar uma desaceleração mais estrutural, com risco de um crescimento mais baixo de forma mais acentuada em algum momento dos próximos meses ou anos.



No Brasil, há sinais de uma melhora na relação entre o Governo Bolsonaro e o Congresso. Ainda estamos anos luz de uma relação harmoniosa, mas parece haver um primeiro passo na direção de um caminho mais saudável e positivo em prol da agenda econômica.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?