Fluxo de notícias negativo no Brasil, mas novos sinais de estabilização na China.


Estive na estrada ontem, visitando alguns amigos, clientes e parceiros, no Sul do país. Portanto, ausente deste fórum, mas não totalmente desligado mercado.

Os ativos de risco estão abrindo em tom de otimismo, com o S&P superando a barreira psicológica de 2.900 pontos, com o dólar um pouco mais fraco no mundo. Destaque para os fortes dados de agregados monetários, crédito e exportações na China. Voltamos a eles em breve.

A noite foi de fluxo de notícias bastante negativo para o Brasil, o que deve ajudar a pressionar negativamente os mercados locais no curto-prazo. Segundo a mídia, Bolsonaro impediu a Petrobrás de ajustar o preço do diesel. Ainda pela imprensa, Maia estaria sendo investigo pelo recebimento de recursos ilícitos e, finalmente, o governo trabalha na criação de um imposto aos moldes da CPMF. Todos estes temas deverão ser lidos como negativos pelo mercado, no mínimo, no curto-prazo. Vejam aqui:




Acho até desnecessário comentar a fundo estes temas, mas tentarei faze-lo de forma resumida. A postura em relação a Petrobrás em nada muda o excelente trabalho estrutural de recuperação que está sendo feito na empresa, com desalavancagem e aumento de produtividade. Contudo, é inegável que este tipo de posicionamento eleva o risco de interferência na companhia, a qualquer momento, caminhando na direção totalmente oposta ao liberalismo econômico. Acredito que caso haja uma reação excessiva do mercado, existe a possibilidade do governo voltar a atrás. Contudo, precisa ficar “muito ruim” antes de melhorar novamente. Cria-se um precedente novo e perigoso.

No tocante a Maia, no Brasil, todos são inocentes até que se prove o contrário. Ainda existe uma investigação. Maia poderá, se for o caso, se defender, e mostrar seu lado da versão. É claro que uma notícia como essa pode colocar “gasolina na fogueira” de um Congresso ainda desorganizado. De forma alguma pode ser lida de maneira positiva para a agenda de reformas econômicas em um momento de desorganização da base.

No tocante ao imposto aos moldes da CPMF, precisamos de mais detalhes, mas não é o tipo de tributo visto com bons olhos pelo mercado e pela sociedade.

Caminhando para o cenário externo, os dados de crédito e agregados monetários na China ficaram muito acima das expectativas em março, mostrando que existe um esforço grande do governo para estabilizar a economia. Este tipo de número ajuda na visão de que estamos no meio de um processo de estabilização, que ainda não sei se será estrutural ou apenas cíclico, da economia do país.

As exportações também apresentaram recuperação acentuada, sinalizando para alguma estabilização do crescimento global, a despeito de importações ainda fragilizadas.

Vejo uma janela para a estabilização do crescimento global nos próximos 2 a 4 meses, mantendo, no curto-prazo, o interregno benigno dos ativos de risco.

Na agenda do dia, destaque para o início da temporada de resultados corporativos nos EUA, com o setor bancário nesta primeira fase da agenda. Há um risco de uma contração de “earnings” acima das expectativas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?