O que esperar para a semana?


O final de semana foi de poucas novidades relevantes. Assim, os ativos de risco operam próximo a estabilidade essa manhã, sem movimentações relevantes. A agenda do dia terá apenas o Empire Manufacturing nos EUA como destaque.

Ao longo da semana, contudo, teremos uma agenda relevante, com a temporada de resultados corporativos nos EUA a todo o vapor, podendo ditar a dinâmica de preços das bolsas norte americanas. Teremos também dados econômicos na China e os Flash PMIs na Europa. Ambos serão fundamentais para medirmos a real situação da economia global e confirmar (ou refutar) a visão de estabilização do crescimento mundial.

No Brasil, o imbróglio envolvendo a Petrobrás ainda poderá ditar o rumo dos ativos locais. Não há novidades nesta frente. Comentei sobre isso no final de semana, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/04/petrobras.html.

Existe disposição para resolver o problema sem danos maiores a empresa. Resta a dúvida se o cainho escolhido será esse: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/04/planalto-e-ministros-discutem-saidas-para-impasse-do-diesel.shtml.

A despeito desse ruído, seguimos monitorando os avanços (ou não) do processo de negociação para a Reforma da Previdência.

Voltando ao cenário internacional, o final de semana foi de reuniões do FMI nos EUA. Até o momento, o feedback que tivemos foi de um tom um pouco mais construtivo, apontando para uma estabilização da economia global.

Contudo, não faltaram polêmicas, como a pressão em cima da Alemanha para estimular sua economia: https://www.wsj.com/articles/at-the-imf-germany-comes-under-pressure-to-stimulate-growth-11555243200?mod=itp_wsj&mod=&mod=djemITP_h.

Há novas sinalizações de que um acordo entre os EUA e a China está mais próximo: https://www.wsj.com/articles/mnuchin-says-trade-talks-near-final-round-11555188048?mod=itp_wsj&mod=&mod=djemITP_h.

Trump voltou a criticar o Fed durante o final de semana, em uma postura que não é bem vista pelo mercado: https://www.bloomberg.com/news/articles/2019-04-14/trump-slams-fed-again-says-stocks-should-be-5-000-10-000-higher?srnd=premium.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?