China: Risk Off Acentuado
Os mercados na China iniciaram o ano bastante animados. Além de mais uma rodada de depreciação da moeda local (CNY/CNH), a segunda-feira foi de rápida e acentuada queda das bolsas do país. O CSI 300, por exemplo, no primeiro dia de implementação de um sistema de “circuit break”, acabou caindo 7%, e teve suas operações paralisadas pelo sistema. Não há um motivo específico para este movimento, mas a manutenção de um cenário econômico nebuloso no país, em meio à possibilidade da liberação de novos IPO´s (ou seja, o aumento da oferta de ações no país) estão sendo citados como motivos para este pessimismo de começo de ano.
Os demais ativos de risco ao redor do mundo estão seguindo o movimento verificado na China, com forte queda nas bolsas, com o dólar mais forte contra EM e Commoditiy Currrencies, porém mais fracos contra G3. As commodities operam sem viés (O Cobre cai mais de 2%, mas os metais preciosos e o Petróleo apresentam alta), contudo, com os juros dos EUA apresentando fechamento de taxas.
Na agenda do dia, destaque para o ISM Manufacturing nos EUA. No Brasil, teremos IPC-S, Balança Comercial, e a pesquisa Focus.
Comentários
Postar um comentário