Update
A China fixou o CNY em um nível 0,07% mais apreciado do que na sexta-feira, marcando o sétimo dia consecutivo de relativa estabilidade da moeda em relação ao USD. A maior estabilidade da moeda chinesa, em conjunto com medidas adicionais adotadas no final de semana (vide abaixo) para evitar maiores especulações no mercado offshore de CNH parece estar ajudando a estabilizar o humor global a risco neste momento. O preço dos imóveis na China apresentou alta de 0,2% MoM em dezembro, sinalizando uma recuperação marginal do mercado imobiliário no país.
As bolsas globais operam em leve alta, a despeito das commodities ainda em queda. O dólar cai contra EM, mas sobe contra G3, em um sinal incipiente de “risk-on”. O dia será marcado pela ausência de liquidez devido ao feriado nos EUA, o que pode vir a acentuar os movimentos desta segunda-feira.
Acredito que o mercado possa ter, pontualmente, exagerado no pessimismo em relação à economia mundial. Contudo, diante de dados econômicos mais fracos ao redor do mundo, todo cuidado ainda é necessário. Alguns eventos ao longo da semana podem vir a confirmar a minha tese, como a atuação do ECB e os dados de atividade econômica na China, que podem vir a apresentar sinais de estabilização da economia, mesmo que incipientes.
Comentários
Postar um comentário