China: PBoC atua de maneira mais agressiva.

Os ativos de risco ameaçaram uma recuperação durante a noite, mais já operam pressionados neste momento. Destaque para o anuncio, na China, por parte do PBoC, de uma relevante injeção de liquidez no mercado. Segundo a Bloomberg:

PBOC to Inject 400b Yuan W/ 7-, 28-Day Reverse Repos: Traders
 (Bloomberg) -- The People’s Bank of China will inject 290b yuan into the banking system using 28-day reverse repurchase agreements, and 110b yuan via 7-day reverse repo today, according to traders at primary dealers required to bid at the auctions.

Já é a segunda vez este ano que o PBoC anuncia medidas, aparentemente agressivas, de injeção de liquidez na economia. Por hora, as medidas tem sido incapazes de estabilizar o humor global a risco. De qualquer maneira, o CNY continua estável, pelo décimo dia consecutivo, mas as bolsas do país apresentaram mais um dia de forte queda.

O PBoC foi o primeiro banco central de uma economia relevante a atuar de maneira mais agressiva e incisiva para frear a espiral negativa dos mercados, que é claramente “retroalimentável” para a economia, através de um forte aperto das condições financeiras. Podemos esperar que outros BC´s ao redor do mundo, mais cedo ou mais tarde, atuem nesta direção.

Hoje, a reunião do ECB nos dará uma primeira amostra da função de reação dos principais bancos centrais ao redor do mundo. Neste momento, a atuação solitária do PBoC tem sido inócua em seu objetivo de estabilizar o humor dos investidores e da economia do país.

Na agenda dos EUA, o Jobless Claims será relevante para o cenário de crescimento de curto-prazo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?