2016: Ano Novo, Cenário Velho!

O ano de 2016 começa sem que haja uma descontinuidade do cenário que vínhamos vivendo já em 2015.

 Na China, o Manufacturing PMI de dezembro passou de 49,6 para 49,7 pontos, abaixo das expectativas de 49,8 pontos. O números mostra certa estabilização do crescimento, mas ainda em patamar baixo. Não há qualquer sinal consistente de uma retomada mais robusta da economia. O governo chinês ainda precisará adotar medidas adicionais de suporte ao crescimento caso tenha o objetivo de mirar um PIB em torno de 7% no novo ano. Por ora, segue o cenário de um crescimento mais moderado do país.

Nos EUA, o Jobless Claims saiu de 267k para 287k na última semana. O período de final de ano pode ter ajudado a distorcer o indicador. De qualquer maneira, o numero continua em patamar baixo e consistente com um mercado de trabalho robusto. O Chicago PMI caiu de 48,7 para 42,9 pontos em dezembro, muito abaixo das expectativas de 50,0 pontos. Parece inegável que a economia norte americana está passando por um período de desaceleração com crescimento. Os indicadores regionais da industria, no entanto, tem mostrado uma piora mais acentuada do crescimento, que não vem sendo acompanhada pelo resto da economia.

 O Brasil segue um imbróglio político e econômico que parece que não terá um desfecho no curto-prazo. O primeiro trimestre do ano será um período especialmente turbulento no tocante a decisões políticos locais.

Na minha visão, os principais temas de 2015 ainda terão continuidade em 2016, mas talvez com menos intensidade e maior volatilidade do que no ano passado. Espero que o começo do novo ano, os investidores possam “colocar dinheiro novo para trabalhar” nos mesmos temas que vimos no ano passado, levando a mais uma reprecificação dos ativos de risco neste começo de ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?