Update

As manifestações populares a favor do impeachment tiveram baixa adesão popular durante este domingo, o que pode ser visto como um sinal ainda de cautela em relação ao processo. O Congresso precisa, na minha visão, de total apoio da sociedade para que o processo de impeachment avance de maneira mais incisiva. Caso contrário, será difícil convencer os congressistas que ainda apoiam o governo em mudar de posição.

Teremos um começo de semana no mínimo interessante. No cenário externo, de um lado, os sinais de estabilização da economia da China, em um ambiente de posição técnica já bastante negativa com relação ao país e seus ativos, atuaram na direção de estabilizar o humor global a risco. Por outro lado, o mercado ainda parece que está digerindo mais uma onde de abertura de spreads no mercado de crédito dos EUA, com alguns fundos dedicados congelando os resgates para evitar a venda de seus ativos a qualquer preço.

No cenário local, o impeachment ainda parece distante, e o governo continua apresentando uma leve margem de manobra. Contudo, fica cada vez mais claro as articulações do PMDB na direção de abandonar, definitivamente a aliança junto ao PT. Além disso, o cenário econômico continua caótico e deteriorando-se ainda mais. A ambiente fica cada vez mais binário. Acredito que a permanência de Joaquim Levy no Ministério da Fazenda está ameaçada, assim como a meta de superávit fiscal de 0,7% para o ano que vem. Caso Dilma opte por manter a meta e o ministro, será uma sinalização bastante positiva ao mercado financeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?