Brasil: News flow ainda negativo.

Os ativos de risco continuam em ritmo de férias, sem grandes movimentações relevantes esta manhã. Na agenda do dia, teremos o IGP-M e os dados finais das contas públicas nacionais de novembro no Brasil. Nos EUA, destaque para o Consumer Confidence e CaseShiller House Prices.

De acordo com a Folha, os governadores de 9 Estados pressionaram ontem o Governo Federal para que alterem o indexador da dívida dos Estados. A troca do indexador parece ter sido acertada entre as partes, o que reduziria em cerca de R$3bi os repasses para a União, deteriorando ainda mais o quadro fiscal brasileiro, mas dando alivio pontual aos Estados, cujas contas públicas se encontram em estado calamitoso.

Ainda de acordo com o mesmo veículo de comunicação, a reunião de Dilma com sua equipe econômica definiu o pagamento integral das pedalas fiscais este final de ano, ou  cerca de R$57bi. Dilma teria pedido empenho de sua equipe econômica em busca de medidas que visem estimular a recuperação do crescimento e dosar o ajuste fiscal. Não há medidas concretas em pauta, mas especula-se a liberação de crédito, a manutenção do ajuste fiscal, porém em ritmo mais lento, entre outras medidas menos ortodoxas do ponto de vista da teoria econômica, mas apenas “ajustes finos” ao que vinham sendo já implementado no passado recente.

Finalmente, o PT continua pressionando publicamente o Governo por medidas mais voltadas a recuperação da economia.

Eu continuo vendo um cenário econômico extremamente frágil e com claros sinais de deterioração adicional. Estamos em um ambiente em que o ano de 2016 periga ser ainda pior do que o ano de 2015. Por hora, o Ibovespa vem reagindo a este cenário, operando noslows recentes, a 44 mil pontos, assim como a curva de juros vem apresentando fortesteepening, com o CDS do país voltando ao patamar de 500bps. O BRL, contudo, vem mostrando dinâmica própria, provavelmente afetada por fluxos pontuais, uma posição técnica carregada de investidores “shorts BRL” e ajustes de posições neste final de ano de iliquidez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?