Petróleo em foco.

A semana começou com o petróleo em foco. Após a OPEP não ter anunciado um acordo para um corte de produção, no final da semana passada, a commoditiy manteve uma trajetória de acentuada queda. Neste momento, o WTI cai 5,5%, abaixo de US$38. O movimento acabou acarretando um movimento global de aversão a risco, com forte pressão nos ativos dos países produtores de petróleo, pressão nas bolsas do EUA e fechamento de taxas de juros nos países desenvolvidos.

O movimento no petróleo, na minha visão, é apenas uma exacerbação do movimento, talvez “secular”, de queda no preço das commodities (especialmente metálicas e energéticas). É natural que a queda não se mantenha na mesma velocidade e magnitude dos que observamos nos últimos dias, mas está se disseminando as expectativas de “lower prices for longer”.

O movimento do petróleo apenas ratifica nossa visão de que devemos observar novas rodadas de pressão sobre os ativos emergentes, em um ambiente ainda favorável ao dólar e desfavorável ao preço das commodities.

Minha visão em relação aos mercados permanece inalterada. Não vejo valor nas bolsas dos EUA nos atuais níveis, frente as inúmeras incertezas de cenário. Acredito que o dólar ainda tenha espaço para mostrar bom desempenho contra as moedas emergentes e dependentes de commodities, e vejo o atual equilíbrio dos ativos no Brasil como um “equilíbrio instável”. Acredito que observamos uma deterioração adicional dos fundamentos econômicos (crescimento, inflação, fiscal e etc) nas últimas semanas, que não está sendo devidamente precificada.


No Brasil, as expectativas de inflação para 2017, medidas pelo Focus, apresentaram leve acomodação, em uma pequena vitória para o BCB após um período preocupante de desencorajem das expectativas de inflação. A curva de juros apresentou leve steepening, com uma pequena depreciação cambial e uma leve queda do Ibovespa. As expectativas em torno do impeachment continuam, de certa forma, impedindo movimentos mais bruscos nos mercados locais, já que qualquer dos cenários pode se mostrar binário para os preços dos ativos locais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?