Brasil: Déficit fiscal recorde para o Governo Central.

Os mercados externos mantiveram as tendências verificadas ao longo da manhã, com queda nas bolsas, um dólar misto e pressão no preço das commodities. A agenda esvaziada, em um período sazonalmente ilíquido, está ajudando a acentuar alguns movimentos, como o caso das commodities (Petróleo -3,6%, Cobre -2%, por exemplo).

No Brasil, o déficit fiscal primário do governo central ficou em R$21,3bi em novembro, superior às expectativas do mercado. O cenário econômico continua mostrando claros sinais de deterioração.

O Ibovespa teve uma segunda-feira de leve queda. A curva de juros apresentou fechamento de taxa na parte curta da curva, com as taxas longas mais firmes. Assim, a inclinação continuou a se elevar nos vértices mais longos, com o Jan21/Jan17 atingindo +72bps. A curva precifica altas de 60bps+50bps+44bps+35bps nas próximas 4 reuniões do Copom. Não vejo valor para posições relevantes aplicadas na curva nominal de juros. Acredito que o BCB pretende fazer um ciclo relativamente pequeno de alta de juros, mas tenho dúvidas de que será capaz de conduzir este processo de maneira suave. Assim, prefiro esperar prêmios mais elevados nesta classe de ativo. O BRL, contudo, teve um dia de forte apreciação. O volume negociado na BMF ficou abaixo da média histórica. Não vi nenhum argumento fundamental que explique o movimento, o que me leva a acreditar que tenha sido algum fluxo pontual, que ajudou a acentuar o movimento em um período de liquidez reduzida. Vejo o patamar de 3,85, no atual cenário local e externo, como um patamar razoável para elevar posições compradas em USDBRL.


Obs: Para pagar as pedalas fiscais, o BNDES poderá transferir papéis indexados ao dólar para o Tesouro (Fonte: ValorPRO). Ainda estamos tentando entender este fluxo e se há, de fato, algum impacto (ou algum) fluxo para o câmbio nesta manobra. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?