África do Sul: Voltando a ortodoxia econômica.

Os ativos de risco estão ameaçando uma recuperação esta manhã, mesmo após mais um dia de depreciação da moeda da China (CNY). As bolsas na Ásia, Europa e EUA operam em alta neste momento, com o dólar mais fraco ao redor do mundo. As commodities, contudo, ainda operam em queda, mostrando que a fragilidade nos mercados financeiros globais continua.

No início da noite de ontem, o presidente da África do Sul reconduziu um antigo e ortodozo Ministro da Fazenda ao cargo, abandonando a atabalhoada decisão de trocar um Ministro ortodoxo e conhecido pelo mercado financeiros por um nome de menor expressão. A decisão de ontem está levando a uma apreciação de cerca de 5% do ZAR, o que está ajudando o humor nos demais países emergentes.

No Brasil, Ribamar Oliveira, em artigo no Valor, afirma que meta de superávit fiscal de 2016 ficará entre Zero e 0,7% do PIB. Caso isso seja confirmado, será mais uma constrangedora derrota de Levy no cargo, com Dilma atendendo a sua base no Congresso e adotando uma espécie de “banda fiscal”, como vem proponado Nelson Barbosa já hé alguns meses. Na minha visão, o cenário econômico vem se deteiorando profundamente nos últimos meses. A possibilidade do impeachment, e os atuais níveis de preço dos ativos locais, tornam este cenário apenas ainda mais binário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?