China: Nova queda do PMI.

Os ativos de risco estão apresentando sinais de recuperação esta manhã, com as bolsas e as commodities em alta e o dólar mais fraco ao redor do mundo. Ao que me parece, os mercados globais estão operando, nas ultimas semanas, com alguma volatilidade, mas sem tendências claras e definidas. No caso do mercado de commodities, alguns anúncios de cortes de produção para algumas commidities específicas, especialmente na China, parece estar ajudando a recuperação de preço de alguns mercados. Vale lembrar, contudo, que esta recuperação ainda se mostra incipiente, e os preços se mantêm em níveis historicamente muito baixos.

Na agenda do dia, destaque para o PIB do terceiro trimestre no Brasil, cuja as expectativas apontam para queda de 1,2% QoQ e -4,2% YoY. Nosso viés é um pouco mais negativo para o número. Nos EUA, o destaque ficará por conta do ISM Manufacturing.

China – A dicotomia entre um setor industrial frágil, mas um setor de serviços robusto ficou ainda mais claro com a divulgação do Caixin China PMI esta noite. Enquanto o Manufacturing PMI recuou de 49.8 para 49.6, abaixo das expectativas de estabilidade, em novembro, o Non-Manufacturing PMI saiu de 53.1 para 53.6 pontos. Infelizmente, por hora, o setor de serviços ainda é incapaz de sustentar, sozinho, uma economia ainda viciada em produção, exportação e investimentos. Assim, segue um cenário positivo de rebalanceamento da economia, mas ao custo de um menor crescimento total no curto-prazo. A despeito de uma série de medidas adotadas pelo país para dar suporte ao crescimento nos últimos meses, ainda não há sinais concretos de sucesso do governos nesta empreitada.

Brasil – Em um artigo na Folha de hoje, Valdo Cruz diz que os técnicos do governo já trabalham com a perspectiva de uma alta de juros no começo de 2016 e temem que a taxa atinga 16% ao longo do próximo ano. Em outro artigo do mesmo jornal, os repórteres afirmam que o PT pode não apoiar a meta fiscal de 2016 proposta pelo governo. Na noite de ontem, a PGR abriu novo inquérito contra Renan Calheiros, Presidente do Senado, e mais alguns parlamentares, colocando mais uma pitada de complexidade ao cenário político. A mesma Folha, afirma que o PT pode “salvar” Cunha no Conselho de Ética, afim de impedir o processo de impeachment.

Austrália – O RBA manteve os juros estáveis, como era amplamente esperado, assim como um viés de baixa de juros foi mantido no comunicado. A decisão era totalmente esperada e já vinha sendo precificada pelo mercado.

Coréia do Sul – As exportações de novembro saíram de -15,9% YoY para -4,7% YoY, muito acima das expectativas de -9% YoY. Contudo, grande parte da surpresa positiva foi fruto da exportação pontual de um navio, o que não deve se repetir o futuro. Assim, fica mantida a tendência de fragilidade do crescimento do país e de toda região asiática.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?