Alta volatilidade.

A semana começou com alta volatilidade nos preços do petróleo e dos índices de bolsa dos EUA. Neste momento, o petróleo apresenta alta de 1,5% e o S&P cai cerca de 0,2%. A agenda desta segunda-feira foi esvaziada, com os principais temas da semana passada ainda presentes, leia-se, a sangria no mercado de HY Bonds, que acabou gerando um contágio nas bolsas globais. O dólar opera sem tendência definida no mundo, enquanto os juros norte americanos apresentaram forte abertura de taxas neste começo de semana.

A semana poderá ser determinante para as tendências de curto-prazo dos ativos, locais e externos. A decisão do Fed, e os importantes eventos políticos locais precisam ser observados com atenção redobrada.

Os dados de atividade econômica mais positivos na China parecem ter, por hora, passados desapercebidos pelos ativos de risco. Exceto por uma recuperação do AUD, já que o petróleo parecer viver dinâmica própria, as demais commodities e ativos emergentes permaneceram, em grande parte, sobre pressão.

Ainda há sinais claros de fragilidade nos ativos de risco.


Eu vejo um cenário nebuloso pela frente, o que justifica posições menores e mais balanceadas. Os índices de bolsa dos EUA e Europa me parecem mais ajustados nos atuais níveis, mas existe um risco imensurável no mercado de US HY hoje que é de difícil previsão. Continuo vendo uma tendência de alta do dólar no mundo, mas precisamos admitir que uma parte relevante do movimento já tenha ocorrido. É natural que os movimentos se tornem mais erráticos e voláteis (vide o ZAR nos últimos dias). As commodities podem ser incluídas em um cenário parecido com o dólar. Não podemos descartar movimento pontuais, porém rápidos e acentuados, de correção nesta classe de ativos, a despeito da manutenção de uma tendência baixista. Começo a ver valor na parte curta da curva de juros no Brasil, mas a ausência de um ajuste fiscal crível pode levar o mercado a precificar altas muito além daquelas já embutidas nos vértices mais curtos da curva nominal de juros. Ainda gosto de carregar posições compradas em NTNBs curtas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?