Oposição 1 x Governo 1

Os ativos de risco estão abrindo a quarta-feira em tom mais positivo, após um dia de forte pressão ontem. Os sinais de estabilização dos mercados, contudo, ainda são incipientes e ainda há um senso de fragilidade na dinâmica dos ativos de risco. Na agenda do dia, destaque para o IPCA no Brasil, onde o mercado espera uma alta de 0,95% MoM e onde temos um viés mais altista para o número.

Na China, o fixing do CNY atingiu o nível mais depreciado desde 2011, com os policy makers locais mantendo a tendência recente de depreciação cambial. O CPI de novembro subiu de 1,3% YoY para 1,5% YoY, acima das expectativas de 1,4% YoY. Grande parte da aceleração da inflação pode ser atribuída a volatilidade em Alimentação. O PPI se manteve em níveis preocupantemente baixos, com queda de 5,9% YoY. O cenário econômico da China continua inalterado, ou seja, espero um crescimento estruturalmente mais baixo do país no longo-prazo, momentos pontuais de maior preocupação do mercado em torno da transição de uma economia voltada para o investimento e o setor externo para uma economia mais dependente da demanda interna e uma inflação moderada. A despeito de momentos pontuais de maior stress para os ativos dependentes da demanda chinesa, o governo ainda parece ser capaz de conduzir este processo de transição de uma maneira relativamente suave.

No Brasil, a oposição conseguiu uma vitória no final da tarde de ontem ao impor sua chapa na comissão do impeachment, em uma votação que mostrou que a margem de sustentação do governo para que se mantenha no poder talvez seja menor do que o imaginado anteriormente. No começo da noite contudo, o Ministro do STF Fachin suspendeu, temporariamente, o processo de impeachment, até o dia 16, quando será julgado um recurso do PC do B para encerrar o processo.

Acredito que estamos em um ambiente parecido com aquele que vigorou em setembro de 2014, período pré eleições presidenciais. Os ativos locais devem operar com muita volatilidade e poucas convicções até que este processo seja definido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?