Update

Externo – Ao que parece, o número fraco de emprego norte americano abriu uma janela positiva de curto-prazo para os ativos de risco, ocorrendo em um ambiente de posição técnica favorável e começo de trimestre, quando os investidores acabam tendo maior propensão a adicionar risco em suas carteiras. Em um primeiro momento, as moedas, o mercado de renda fixa EM e commodities se favoreceram e, agora, estamos vendo uma resposta melhor das bolsas globais. Com o crescimento global sendo revisado para baixo, mas com perspectivas ainda razoáveis, o mercado está olhando o cenário como positivo para risco e carry. Continuo vendo essa “janela” como pontual, podendo durar algumas semanas. Contudo, ainda não vejo mudança de tendência dos grandes movimentos verificados ao longo dos últimos meses. Períodos pontuais de acomodação e realização de lucros são amplamente naturais e saudáveis dentro de grandes tendências.

Brasil - Alguns temas políticos adicionais entram na pauta do Congresso essa semana e merecem destaque:

Mais um tema polêmico que entra na pauta do Congresso hoje. A “Terceirização” para qualquer classe trabalhadora está na pauta da Câmara, com apoio de Eduardo Cunha. O governo tema a perda de arrecadação...

Levy continua trabalhando em prol da aprovação do ajuste fiscal. Os sinais da base aliada ainda são mistos, mas não há dúvida de que a fazenda tenha adotado a dianteira na articulação política no que tange os ajustes econômicos. Será importantíssimo acompanhar a votação do indexador da dívida dos Estados e Municípios. Será o primeiro grande teste desde Levy começou a ter um esforço mais direcionado politicamente ao tema. Uma derrota trará a luz, novamente, as enormes dificuldades que o governo terá nos próximos anos, enquanto uma vitória pode ser vista como sinal de aproximação entre o governo e sua base. Assim, o evento será um tanto quanto binário para os ativos locais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Daily News – Sobre Bancos Centrais e Juros.