Brasil: Tentativa de aproximação do governo junto ao PMDB

O destaque da noite ficou por conta da surpreendete decisão do RBA, na Austrália, em manter os juros estáveis em 2.25%. As vésperas da decisão, o mercado precificava uma probabilidade de 75% de chance de uma queda de 25bps já na reunião desta madrugada. Em reação a decisão, o AUD apresenta alta de 1%, com os juros de 2 anos abrindo 8bps neste momento. O viés do comitê, contudo, se manteve extremamente dovish, o que deve manter viva as chances de um novo corte de juros nos próximos meses. Na Índia, como era amplamente esperado, o RBI também manteve os juros estáveis em 4%, com um tom indicando perspectivas de juros mais baixos no longo-prazo.

Os ativos de risco estão apresentando dinâmica positiva está manhã, ainda digerindo os números de emprego dos EUA na sexta-feira, já que grande parte da Europa e Ásia esteve em feriado no começo da semana. As bolsas da Ásia tiveram uma noite positiva, o que está ajudando a dar suporte as bolsas da Europa está manhã, enquanto o mercado futuro norte americano opera próximo a estabilidade. O USD, liderado por uma queda do EUA, manteve o sinal mais negativo da tarde de ontem, e voltou a operar em alta ao redor de grande parte do mundo, ajudado por uma leve alta de taxa de juros nos EUA. As commodities, por sua vez, apresentam leve queda esta manhã, revertendo parte do “short squeeze” de ontem.

A agenda do dia terá como destaque o JOLTs Job Openings e o IBD/TIPP Economic Optimis nos EUA, como JOLTs sendo particularmente importante para o cenário de política monetária no país, um dos indicadores de emprego mais olhados e citados por Yellen em seus discursos. No Brasil, a agenda traz os dados da ANFAVEA como principal indicador desta terça-feira.

Brasil – De acordo com os jornais de hoje, Dilma fez um convite a Eliseu Padilha para assumir a articulação política no Congresso, em mais uma tentativa de aproximação ao PMDB. Ainda não se sabe se o convite será aceito, já que membros do partido da base aliada têm mostrado imenssa dificuldades em mostrar apoio incondicional a um governo com baixíssima popularidade. Ainda segundo o mesmo jornal, o governo irá iniciar uma campanha para explicar o ajuste fiscal à população, em uma tentativa diferente de convencer os eleitores da necessidade dos ajustes propostos pela equipe econômica. A medida mostra a necessidade de melhora na comunicação do governo com o povo, além de ser uma tentativa de aproximação junto à classe mais baixa, já visando uma melhora de sua popularidade. De uma maneira ainda tortuosa e truculenta, e sem sinais concretos de sucesso, o governo vem mostra disposição em dialogar junto a sua base política e perante a população. Esta postura pode vir a facilitar a aprovação de medidas que venham a ser propostas, mas nada garante, ainda, que este processo será de fácil condução.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Daily News – Sobre Bancos Centrais e Juros.