Brasil: Cíclico Positivo vs Incerteza Política.

Hoje é dia de feriado nos EUA. Assim, a liquidez será prejudicada. Não olharia a dinâmica dos ativos de risco ao longo do dia como sinalização alguma.
Coréia do Norte anunciou hoje que promoveu mais um teste balístico, avançando em seu programa nuclear.
Segundo o WSJ: North Korea said it successfully test-launched an intercontinental ballistic missile, claiming a major advance for the isolated nation in its attempts to threaten the U.S. with a nuclear weapon. If fired at a more standard trajectory, the missile that Pyongyang launched on Tuesday could have flown for more than 4,160 miles, said David Wright, a physicist at the Union of Concerned Scientists. That is far enough to qualify as an ICBM. The distinction between an intermediate-range and intercontinental ballistic missile is an important one because the U.S. has forbidden North Korea from conducting an ICBM test, though it is unclear what the U.S. would do in response to a possible declaration from Pyongyang of a successful ICBM test.
O avanço do programa militar norte coreano é um risco que precisa ser monitorado, mas, neste momento, “apenas” um “risco de cauda”. O avanço do programa militar deve ser visto como uma “moeda de troca” da Coréia do Norte em suas negociações junto ao ocidente. De qualquer maneira, não podemos descartar os riscos que o avanço militar do país representa para a estabilidade geopolítica mundial.
Na Austrália, o RBA manteve a política monetária estável. Ao contrário do que alguns esperavam, o BC do país manteve sua comunicação neutra. Como parte do mercado esperava uma sinalização mais hawkish, a decisão de hoje está colocando pressão no AUD e nas taxas de juros do país. Vejo a economia da Austrália em uma fase do ciclo econômico ainda muito anterior aos demais países do G10. Assim, falar em normalização monetária neste momento me parece extremamente prematuro.
No Brasil, continuamos a viver em uma “queda de braço” entre um cenário cíclico ainda positivo para a economia e um ambiente político de incerteza.
Na economia, a inflação continua baixa. A pesquisa Focus do BCB mostrou novas revisões baixistas para o IPCA e para o PIB nos anos de 2017 e 2018. Com uma inflação corrente baixa, uma inflação prospectiva baixa e expectativas de inflação contidas, além de expectativas cedentes de crescimento, abre-se espaço para que o BCB mantenha um ciclo de queda da Taxa Selic, talvez no mesmo ritmo de 100bps que vinha sendo regra. Além disso, ainda existe espaço na curva curta de juros para quedas adicionais de taxa, já que o mercado ainda apresenta prêmios relevantes de alta ao longo de 2018.
No campo político, o governo Temer havia conseguido algumas vitórias na semana passada, com a decisão de reconduzir Aécio Neves – ex-presidente do principal partido aliado do governo – ao cargo de senador, além da libertação do ex-deputado ligado a Temer. Ontem, contudo, a justiça decretou a prisão de um importante membro do núcleo duro deste governo, assessor direto do presidente até poucos meses atrás.
A Folha traz hoje artigo em que afirma que o governo não teria os votos necessários para manter Temer no cargo: Contas preliminares feitas pelos articuladores de Michel Temer na Câmara apontam que o governo ainda não tem os votos necessários para derrotar na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) a denúncia de corrupção feita contra o presidente. Mapas de votação feitos por líderes governistas mostram que o governo tem assegurados apenas 30 votos a favor de Temer entre os 66 integrantes da comissão. Há 21 indecisos que têm demonstrado insatisfação com o Planalto e ameaçam se posicionar contra o presidente. Temer precisa de 34 votos para garantir que a CCJ recomende o arquivamento da denúncia, que depois ainda precisará ser votada em plenário.

Na minha visão, o cenário base deverá ser de continuidade desta “queda de braço” entre o cíclico positivo da economia e um quadro político de incerteza. Sendo assim, o cenário externo deverá desempatar este quadro ao longo do tempo. Enquanto o cenário externo estiver favorável, o país tem espaço para navegar esta travessia de forma relativamente tranquila. Havendo mudança do cenário externo, perspectiva que vejo como crescendo, como tenho repetido neste fórum dia-após-dia, poderemos ter momentos mais tortuosos pela frente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?