Sinais de estabilização do humor global a risco.

Os ativos de risco estão dando sinais um pouco mais consistentes de estabilização essa manhã, com destaque para as bolsas dos países desenvolvidos. Elas estão sendo ajudadas por mais um dia de alta nas commodities. No mercado de moedas, contudo, os sinais continuam mais mistos, com o dólar ainda se fortalecendo contra as moedas emergentes.

O destaque do dia ficará por conta da reunião do ECB na Europa. Alguns poucos investidores esperam o anuncio de alguma medida de suporte ao crescimento já na reunião de agora a pouco. Contudo, a grande maioria trabalha com um cenário em que o ECB deverá apenas sinalizar a possibilidade de medidas adicionais caso o cenário sofre deterioração adicional. Acredito que o anuncio de medidas de suporte ao crescimento hoje será uma surpresa positiva para os ativos de risco ao redor do mundo. A ausência de qualquer sinalização mais dovish, no entanto, poderá ser vista como negativa pelos mercados.

Brasil – O Copom manteve os juros estáveis, como era amplamente esperado, e não promoveu alterações em seu comunicado. A Ata do Copom, a ser divulgada na semana que vem, poderá trazer uma mensagem mais clara frente aos novos vetores do cenário, leia-se, mais uma rodada de forte depreciação cambial e revisão das contas fiscais para 2016. Por hora, a mensagem é a de um Comitê confortável com o “plano de voo” de manter os juros estáveis por um período prolongado de tempo. Na atual conjuntura, todavia, fica difícil definir se o próximo ciclo de juros será uma nona rodada de alta de taxas o de queda.


Europa – Os números finais dos Markit PMI Services na reunião mantiveram um patamar robusto e consistente com um crescimento saudável da economia em agosto. As vendas no varejo de julho, na Área do Euro, apresentaram alta de 0,4% MoM e 2,7% YoY, após revisões altistas do número de junho. O crescimento da Europa continua positivo e sem sinais de estar sendo afetado pela desaceleração na Ásia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?