Brasil: Governo pretende cortar R$20b de gastos.

Os ativos de risco tiveram um começo de semana com tom mais positivo, confirmando os sinais de estabilização dos mercados verificados ao longo da semana passada. A noite foi de agenda econômica esvaziada, tendência que irá se repetir ao longo do dia nos EUA e no Brasil, onde as agendas econômicas serão esvaziadas.

Os jornais de hoje estão ventilando um potencial corte de despesas do Governo da ordem de R$20 bilhões de reais no Brasil, o que seria o primeiro aceno do governo na direção de um ajuste fiscal crível. A notícia precisa ser confirmada, e as medidas devem ser colocadas em prática efetivamente, para convencer o mercado de que o governo está realmente disposto a manter seu plano de ajuste fiscal. O segundo passo, assim, seria uma reaproximação junto ao congresso, com intuito de elevar algumas fontes de receita para cobrir o rombo fiscal de 2016. Esta aproximação se mostrará difícil frente ao andamento da Operação Lava-Jato. De qualquer maneira, qualquer avanço nesta direção, vis-à-vis o nível de preços que os ativos locais atingiram, pode acabar sendo bem recebido, pelo menos pontualmente, pelos mercados locais. Contudo, a situação continua delicada, sem sinais concretos de que a crise política será debelada totalmente.


Em um ambiente de forte pressão sobre o crescimento, o BCB sinaliza que não está em seu plano de voo inicial nova alta de juros. Um novo processo de ajuste da taxa Selic pode vir a ocorrer caso a dinâmica do câmbio afete as expectativas de inflação. Contudo, de acordo com a mídia, a instituição não vê espaço para novas altas da taxa Selic, e deverá priorizar intervenções pontuais no câmbio a fim de conter a espiral negativa na moeda, e evitar os efeitos secundários nas expectativas de inflação. A implementação de um ajuste fiscal decente seria um caminho natural para ajudar o BCB neste processo, e evitar a necessidade de novas altas de juros no país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?