Relief II

Na ausência de novidades relevantes no cenário, os ativos de risco tiveram mais uma noite de otimismo, liderados pelo movimento positivo das bolsas nos países desenvolvidos, e em mais um dia de recuperação dos mercados na China. Hoje pela manhã, além das bolsas em alta, estamos diante de mais uma rodada de arrefecimento do dólar no mundo, em especial contra as moedas consideradas high yields e EM, além de uma leve abertura de taxa de juros nos EUA. As commodities operam relativamente estáveis. Eu mantenho minha visão descrita neste fórum na tarde de ontem:

Eu ainda vejo um cenário global nebuloso, em especial na China e nos países emergentes. O cenário para a Europa e os EUA ainda me parece saudável. Acredito que o mercado possa ter ficado excessivamente negativo no curto-prazo (posição técnica e nível de preços). Assim, não descarto passarmos por um período de estabilização que dure um pouco mais do que algumas horas. Esta teoria será testada nos próximos dias, e pode se provar errada, caso a melhora verificada hoje (ontem) não tenha suporte nos próximos dias.

Na agenda do dia, destaque para o JOLTs Job Openening, um dos mais importantes indicadores de emprego olhados pelo Fed. Na minha visão, a estabilização dos mercados financeiros globais, em um ambiente de recuperação do mercado de trabalho norte americano, deveria elevar a probabilidade de uma alta de juros pelo Fed em sua reunião de setembro para patamares superiores a 50%.

Brasil – Os ruídos em torno do ajuste fiscal parecem ter levado o país a um amplo debate em relação a como proceder com o ajuste das contas públicas. O governo sinaliza que está em busca de novas fontes de receita. O congresso pressiona o governo para alguns cortes de gastos. Por hora, ainda precisaremos observar a capacidade do governo em entregar algum tipo de ajuste fiscal, alinhado com um congresso que apoiei pelo menos parte deste ajuste. Os jornais falam na volta da CPMF, na taxação das LCAs em 10%, em aumento do imposto de renda e da CIDE sobre combustíveis, em redução do programa MCMV entre outros.


Europa – A produção industrial da Inglaterra apresentou queda de 0,4% MoM e 0,8% YoY, abaixo das expectativas de 0,1% MoM e 1,4% YoY em julho. O numero não altera estruturalmente o cenário de recuperação da economia do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?