Brasil: Ajuste fiscal e impeachment.

A noite foi de forte alta nas bolsas da China, em um mais um dia de relativa estabilidade nofixing da moeda local (CNY). A situação no país, a despeito da manutenção de uma elevada volatilidade nas bolsas, dá sinais cada vez mais claros de estabilização. Após uma noite mais positiva, os ativos de risco estão iniciando a quarta-feira mantendo um viés mais otimista iniciado na manhã de ontem.

Na agenda do dia, teremos as vendas no varejo no Brasil como destaque, com o Core CPI nos EUA concentrando as atenções do dia.

Brasil – Ajuste Fiscal: A proposta de ajuste fiscal encaminhada pelo governo ao congresso já está sofrendo uma enorme resistência. A aprovação das medidas será extremamente difícil, com um risco de implementação não desprezível. O cenário político conturbado, e queda de apoio ao governo dificultam ainda mais qualquer ajuste nesta direção. O governo está prometendo anunciar uma reforma ministerial até a semana que vem, o que seria mais um aceno importante ao congresso.

Impeachment: Enquanto as atenções estão voltadas para o projeto de ajuste fiscal, o processo para um eventual impedimento do atual governo parece estar caminhando mais rapidamente nos bastidores de Brasília. De acordo com um artigo divulgado na Bloomberg na noite de ontem, a tendência é de que o TCU rejeite as contas do primeiro mandato do governo Dilma, fato que deve ocorrer em outubro, abrindo um dos principais precedentes para a abertura de um processo legal e institucional de impedimento de seu governo. Ao mesmo tempo, a oposição avança com o requerimento na Câmara dos Deputados, com Eduardo Cunha, o presidente da Casa, fazendo os tramites legais para que o processo tenha um andamento legítimo e fluido. Enfim, o impeachment me parece uma possibilidade cada vez mais real e mais próxima.

BCB: A instituição continua passando uma mensagem de tranquilidade perante os eventos recentes. Tombini gostaria de manter seu plano de voo de não mais elevar a taxa Selic. Contudo, novas evidencias de deterioração nas expectativas de inflação podem forçar o BCB a um novo ciclo de alta de juros.

Europa – O número final do CPI da Área do Euro em agosto mostrou estabilidade da inflação na comparação mensal, com o número cheio saindo de 0,2% YoY para 0,1% YoY e o Core CPI passando de 1% YoY para 0,9% YoY, ambos levemente abaixo das expectativas do mercado. Na Inglaterra, os dados de mercado de trabalho de julho mantiveram uma tendência positiva, mostrando um quadro de robustez no tocante ao emprego no país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?