Sinais mais positivos continuam. Mercado de juros no Brasil em foco.

Os ativos de risco estão abrindo a manhã sem movimentações relevantes, com leve viés positivo.

Na Alemanha, o CPI ficou dentro da s expectativas, com alta de 0,1% MoM e 2,3% YoY.

O destaque da agenda do dia ficará por conta da reunião do ECB na União Europeia. O mercado espera que Draghi faça algum ajuste em seu discurso, com o intuito de apontar a recente volatilidade dos mercados e os números econômicos mais fracos na região (e no mundo). Contudo, ainda não existe uma visibilidade se existe a intensão de sinalizar alguma mudança no “plano de voo” de encerrar o QE na virada do ano e uma potencial alta de juros em meados de 2019. Este será um tema importante na reunião de hoje.

 No Brasil, destaque paras as vendas no varejo e nos EUA para o Jobless Claims.

Segundo a mídia, a China voltou a comprar volumes vultuosos de Soja dos EUA, em mais um importante passo para melhorar a relação entre os dois países e chegar a um acordo mais concreto e duradouro em termos comerciais. Por este, e alguns outros motivos já comentados aqui, espero uma estabilização do humor global a risco no curto-prazo (https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-12-12/china-purchases-1-5m-2m-tons-of-u-s-soybeans-export-council?srnd=premium).


Espero hoje um bom desempenho do mercado de juros. Não descarto o mercado começar a questionas eventuais novas quedas de taxa, mesmo que não seja o meu cenário base. A parte intermediária e longa da curva, que ainda apresentam prêmios de alta, devem começar um movimento de compressão adicional de prêmios (mantido o cenário constante). O mercado pode vir a debater de maneira mais profundo juros neutros mais baixos no país. Na bolsa, o mercado deveria gostar da decisão, com os setores mais ligados e mais sensíveis ao mercado de juros (consumo, real estate, setores alavancados e afins) mostrando desempenho relativo melhor. Eventualmente, o BRL pode vir a “under” performar seus pares e os demais ativos locais, pela visão de um carrego ainda muito baixo por mais tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?