China: Sinais de estabilização, mas riscos permanecem elevados.


Os índices de bolsa dos EUA voltaram a apresentar queda, após recuperação na tarde de ontem. As bolsas da Europa sobem, ainda digerindo a recuperação americana, enquanto as bolsas da Ásia operaram com desempenho misto. O mercado de moedas apresenta um leve dólar fraco, enquanto as commodities apresentam recuperação (alta).

Na agenda do dia, teremos como destaque o ZEW na Alemanha – um dos indicadores de confiança mais importantes de toda a Europa.

Na China, os dados de agregados monetários e novos empréstimos ficaram um pouco acima das expectativas do mercado, mostrando alguma estabilização, ou até mesmo expansão nesta frente. Em meio a um quadro de desaceleração mais evidente da economia, é natural esperar que o policy maker chinês inicie um processo mais agressivo de estímulos, afim de, no mínimo, evitar um “hard landing” da economia.

A minha grande dúvida, neste estágio do ciclo econômico, com uma elevada dívida/PIB, é quão potente estes instrumentos são hoje em relação ao passado. Não vejo o governo chinês buscando uma recuperação rápida e acentuada da economia (o famoso “V Shape”), mas um intuito de estabilizar o crescimento. O grande risco, neste momento, é de que as medidas disponíveis não sejam capazes de estabilizar o crescimento do país.

Os números de hoje são positivos a medida que mostram alguma proatividade do governo na direção de estabilizar a economia via uma nova rodada de estímulos. Contudo, não descartam totalmente os riscos de curto-prazo pois recorrem a medidas antigas, cada vez menos potentes, que podem estar colocando o país em uma rota de difícil saída.

Na França, em situação política delicada, Macron anunciou que irá promover algumas medidas que visam atender as demandas e os anseios da população de renda mais baixa. Como tenho insistido neste fórum, a situação na França, depois do ocorrido na Argentina, no México e um pouco na Itália, mostra a dificuldade que qualquer país tem em colocar em prática medidas de ajuste e reformas econômicas estruturais sem um devido entendimento e apoio da população.

Segundo o FT, a União Europeia não irá dar novas concessões ao Brexit. O acordo que se tem na mesa, segundo eles, é o melhor possível. A situação segue incerta.

No Brasil, a mídia continua explorando as investigações em torno de um ex-assessor de um dos filhos de Bolsonaro (https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/12/saques-de-ex-auxiliar-de-flavio-bolsonaro-ocorriam-apos-depositos-de-valor-similar.shtml).

A PF faz operação na casa de Aécio Neves no Rio de Janeiro e de Paulinho da Força (https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/12/11/pf-cumpre-no-rio-mandados-em-casas-de-aecio-neves.ghtml)

Não fazendo juízo de valor da questão, ambos deveriam ter impacto quase que nulo no quadro político ou econômico do país neste momento.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?