Mercados Globais – Volatilidade!


O dia foi de pouquíssimas novidades relevantes, no campo econômico e no tocante a dinâmica de mercado. Dia de elevada volatilidade e mais pressão negativa nos ativos de risco. Acho que o mercado esteja exagerado negativamente no curto-prazo e algum “rebound” seria saudável e esperado. Contudo, a dinâmica continua tenebrosa e a tendência de longo-prazo é claramente negativa.


Destaque para o Philly Fed nos EUA, que caiu de 12,9 para 9,4 pontos em dezembro, abaixo das expectativas de 15,0. O número mostra alguma desaceleração da economia, mas ainda está longe de se mostrar um sinal mais preocupante de fato.

No Brasil, o relatório de inflação mostrou cenário muito parecido com o que já havia sido mostrado no comunicado após a reunião do Copom. O cenário segue de inflação baixa e controlada. O cenário base me parece de juros estáveis no horizonte relevante de tempo. Não sou fã da parte curta nem intermediária das curvas reais e nominais de juros, pois vejo pouco prêmio. A parte longa ainda me parece interessante nas NTN-Bs.

O dia foi de dólar mais fraco no mundo, acho que muito em função do posicionamento técnico do mercado, de um possível “washout” de posições consensuais e de um receio de erro de política monetária por parte do Fed.

Vimos forte fechamento e “flattening” da curva local de juros, ajudado pelo dólar fraco. A bolsa seguiu o pior ambiente externo, mas com desempenho relativo claramente mais positivo que seus pares no mundo desenvolvido.

No cenário externo, destaque para a forte queda do petróleo e das bolsas.

Para os mais corajosos e curto-prazistas, vale uma tentativa de posição tática para um “rebound” dos mercados. Confesso que será “pegar a faca caindo”, por isso o “stop” precisa ser curto ou a posição via estruturas de opção com perda limitada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?