Leve recuperação.

As bolsas mundiais estão apresentando leve recuperação após a acentuada queda verificada na tarde de sexta-feira. Os movimentos ainda são tímidos se considerados a depreciação observada nos últimos dias.

O dia será de pouca liquidez. Os movimentos não devem, ainda, ser vistos como sinalização de nada. Aguardo a virada do ano para ter uma visibilidade melhor no tocante a direção dos ativos de risco no curto-prazo.

Não vejo o cenário econômico apresentando toda essa piora mostrada pelos preços dos ativos de risco. Vejo sim um ambiente estrutural mais desafiador, especialmente pelo enxugamento de liquidez e pelas perspectivas de menor crescimento mundial.

Nos EUA, o Secretário do Tesouro divulgou declarações afirmando que Trump não tem poder ou intensão de demitir o presidente do Fed, a despeito de sua insatisfação em relação à política monetária que vem sendo adotada.

Ele ainda divulgou que promoveu ligações para os 6 principais bancos do país e recebeu feedback de que o sistema segue saudável, líquido e funcional. Em um primeiro momento, o mercado se assustou com essas declarações, pois mostra certo desespero do Governo com a recente queda das bolsas (abertura de spreads de crédito e etc). Eu entendo a boa intensão do Secretário do Tesouro e vejo as declarações e ações como normais.

Segundo o FT, a China está adotando medidas para frear a transferência de Propriedade Intelectual, umas das maiores demandas dos EUA. Este é mais um passo na direção de um possível acordo mais estrutural entre as duas potências.

A OPEP sinalizou que pode tomar medidas adicionais de estabilização de preços do petróleo.

No Brasil, as atenções estão voltadas para a cerimônia de posse de Jair Bolsonaro.

Sigo na mesma toada. Vendo um cenário estrutural mais desafiador e negativo, mas mercados muito esticados para o lado negativo no curto-prazo.

Entraremos em detalhes de alocação ao longo da semana.

Desejo um feliz natal a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?