Crescimento global mostra sinais adicionais de desaceleração.


Os ativos de risco estão abrindo a semana em tom negativo, porém longe dos piores momentos da noite. Além dos ruídos comentados neste fórum no final de semana (aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2018/12/ruidos-de-curto-prazo-mantem-o-cenario.html), os dados de crescimento global voltaram a assombrar o mercado.

Na China, os dados de exportação e importação de novembro apresentaram forte desaceleração da comparação do ano contra ano e forte queda no ajustado sazonalmente do mês, ficando muito abaixo das expectativas. A desaceleração está em linha com os dados que já haviam sido divulgados por Taiwan e Coréia do Sul, ambos países com corrente de comércio elevada que costumam ser um bom termómetro para o crescimento global.

Os números de hoje confirmam um pano de fundo de desaceleração da China, da Ásia e do mundo e um ambiente de fragilidade da economia chinesa em meio a “guerra comercial”. Por ora, o cenário base ainda é de um “soft-landing” da economia, mas crescem os riscos de uma desaceleração mais rápida, acentuada e/ou prolongada, que pode vir a ter impacto mais relevante sobre os ativos de risco.

No Japão, o PIB do 2Q foi revisado fortemente para baixo, após revisão do “capex”, colocando uma contração de 2,5% trimestralmente e anualizado do PIB do país no período.

Não vi novidades relevantes no Brasil além daquelas já comentadas no final de semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?