Mercados Globais - Sem novidades relevantes.

Os ativos de risco estão abrindo a semana sem novidades relevantes, após uma noite de poucas notícias. Os mercados apresentam pouca movimentação e não vejo nenhum movimento que mereça ser citado neste momento.

Para não soar repetitivo, vejam aqui as últimas novidades do final de semana e minha visão sobre cenário: https://mercadosglobais.blogspot.com/?m=1.

Nos EUA, o debate em torno de um possível "shutdown”ganha força, com o Governo Trump ameaçando parar o país caso o Congresso não apoie seu orçamento, em especial no tocante ao financiamento para o muro de proteção que Trump pretende construir na fronteira com o México.

Este tipo de vetor costuma gerar ruído de curto-prazo, mas ser pontual e localizado, ou seja, pode afetar o humor global a risco (queda na bolsa, dólar fraco contra G3, fechamento de taxa de juros) mas tende a ser efeitos pontuais apenas. 

A longo-prazo, após o "mid-term elections”, estamos vendo alguma perda de poder por parte do Governo Trump, o que deve dificultar a segunda metade de seu mandato. Novas medidas, do tamanho da Reforma Tributária, por exemplo, devem ser muito difícil de serem implementadas. Podemos esperar uma segunda metade de governo menos relevante, com mais ruídos e riscos para o cenário econômico e para o preço dos ativos de risco.

No Brasil, a semana começa sem notícias para o cenário econômico e politico.

Na agenda da semana, o destaque ficará por cona da reunião do Fed, que comentarei melhor em outra oportunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?