Cenário econômico segue incerto, mas ativos de risco mantiveram os “ranges” recentes.


Após uma manhã conturbada e um dia de elevada volatilidade, os ativos de risco conseguiram garantir uma recuperação nos mercados internacionais no final do dia. Tecnicamente, o S&P500, por exemplo, está conseguindo manter a banda de 2.600 com 2.800 pontos, com volatilidade elevada e sem direção concreta.

No Brasil, o dia foi de desempenho nominal e relativo bastante decepcionante. Alguns vetores podem ter ajudado o movimento, tais como ruídos na Índia com a saída do presidente do BC local; problemas envolvendo a família de Macri na Argentina; e os dados mais fracos na China, já comentados hoje cedo.

Uma leitora e contribuidora deste espaço chamou a atenção hoje para o fluxo de entrada no EWZ nos últimos dias, ao mesmo tempo em que se vê uma saída de recursos do BOVA11. Em outras palavras, seria uma indicação dos estrangeiros começando a alocar em Brasil, ao passo que os locais começam a reduzir suas posições. Se este movimento continuar, deveria ser bem visto para a saúde do mercado.

Nesta linha, vimos os fundos locais apresentaram desempenho bastante ruim nas últimas semanas, o que confirma um quadro técnico poluído e pouco saudável. Além das posições consensuais alocadas em Brasil, vimos grandes temas de investimentos, como alta de juros nos EUA e em partes da Europa serem ferozmente abaladas ao longo das últimas semanas.

O BCB anunciou leilão de linha no dólar hoje. Este tipo de programa costuma ser normal em períodos de final de ano, onde questões pontuais de liquidez afetam o mercado. Não deveria fazer preço na direção ou tendência da moeda.

Voltando ao cenário internacional, a situação do Brexit no Reino Unido segue incerta, com Theresa May sofrendo derrotas consecutivas nos últimos dias.

A inflação na República Checa ficou dentro das expectativas do mercado em novembro, mas muito abaixo das previsões do BC do país. O processo de normalização monetária no país está em xeque, assim como em parte relevante da Europa. Os preços de mercado já se ajustaram para este novo ambiente, mas a posição técnica ainda parece complicada nesta frente, especialmente se levarmos em conta que virou uma posição consensual nos fundos locais, um ativo de liquidez de certa forma reduzida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?