Feliz Ano Novo. Brasil em Foco. Notícias negativas de Emprego e Fiscal.

Este será o último “Mercados Globais” do ano (eu prometo). Aproveito, assim, para desejar um Feliz Ano Novo a todos os amigos, parceiros e leitores pela paciência ao longo de 2018.  Foi um ano de enormes desafios pessoais e profissionais, mas também um ano de importantes aprendizados, avanços e conquistas.

Os Mercados mudaram em 2018, de forma rápida e acentuada, e a maneira de investir precisará se adequar à nova realidade do cenário. O meu grande desafio será continuar agregando valor ao debate econômico, financeiro e de investimentos.
2019 promete ser um ano de desafios, mas são nestes períodos onde as maiores oportunidades de investimentos são criadas.
Ontem, vimos um forte rally da bolsa no Brasil. O Ibovespa fechou exatamente no meio da “banda” de 85.000-90.000 pontos que virou regra após o segundo turno das eleições. O movimento de ontem parece ter sido um suporte técnico do mercado na iliquidez do último pregão do ano.
Na virada do ano falaremos um pouco mais sobre a minha visão de economia, mercados e alocação, mas tenho entrado nestes temas mais a fundo nos últimos dias (aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/).
O dólar estacionou no patamar de 3,85-3,90, com alguma volatilidade em torno desta “banda”. Vimos uma forte saída de recursos em dezembro. Será interessante observar como se comportará o fluxo no início do novo ano.
O mercado de juros segue como o destaque positivo de desempenho, com um fechamento expressivo de taxas nas últimas semanas. O cenário de inflação corrente baixa e fechamento de taxas globais ajudou a ancorar este mercado de maneira impressionante nas últimas semanas.
Infelizmente, as notícias econômicas de ontem, no Brasil, foram um pouco mais negativas. Os dados de emprego de novembro divulgados pelo IBGE mostraram um mercado de trabalho que basicamente parou de apresentar recuperação nos últimos meses. A Taxa de Desemprego está em patamar elevado, o nível de criação de emprego é baixo, os rendimentos médios reais são anémicos e a qualidade dos empregos criados são ruins.
No campo fiscal, os dados mostram um quadro ainda desafiador, a despeito do cenário cíclico apontar para o cumprimento da meta este ano e um ambiente relativamente propício para que a meta fiscal de 2019 seja atingida. Os desafios de longo-prazo, contudo, são gigantes e a aprovação das reformas são imperativas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?