Reforma da Previdência: Governo começa campanha de apoio.
O fluxo
de notícias do final de semana foi relativamente esvaziado, à medida que não
trouxe informações adicionais ao cenário econômico, político ou geopolítico,
local e/ou externo.
O
destaque ficou por conta das entrevistas de Michel Temer e Henrique Meirelles
ao jornal Folha de São Paulo de sábado. Ambos aproveitaram a oportunidade para
defender as reformas em curso, em especial, a Reforma da Previdência. As
entrevistas são um claro esforço do governo de melhorar a comunicação junto à
população.
Inclusive,
Meirelles afirmou que o governo irá dar inicio a uma campanha de marketing na
grande mídia, nesta segunda-feira, dia 10 de abril, com o intuito de explicar a
população os meandros da Reforma da Previdência. Segundo ele, a propaganda
estava suspensa devido a decisão de um juiz, mas, agora, já foi autorizada.
As
declarações e a postura do governo estão em linha com a minha visão de que, só
agora, nos últimos dias, teve início uma campanha mais incisiva e agressiva
para convencer os parlamentares e a população da importância da Reforma da
Previdência. A campanha de marketing, aliada as negociação do governo junto, ao
Congresso deve, aos poucos, angariar apoio à Reforma.
O processo
será longo, tortuoso e não linear, mas ainda é esperado que uma Reforma decente
seja aprovada. É natural que o texto original sofra alterações (além dos 5
pontos já explicitados pelo Relator, a idade mínima para mulheres, e a
aposentadoria de algumas classes específicas devem sofrer alterações), o que
faz parte do processo democrático e do jogo político. A Reforma deverá manter o
Brasil nos trilhos da recuperação, mas demandará reformas adicionais ao longo
do tempo, ou seja, não será a “salvadora” da pátria, mas não deverá prejudicar
cenário relativamente construtivo para o país, na minha visão.
Comentários
Postar um comentário