A espera do Fed.

Os ativos de risco operam próximos a estabilidade essa manhã, sem movimentos relevantes neste momento, a espera da reunião do FOMC nos EUA. Destaque apenas para um movimento de correção em algumas commodities, como o Cobre e o Petróleo.

No que tange a reunião do Fed hoje, já é amplamente esperado que eles elevem os Fed Funds em 25bps. O interesse da reunião ficará por conta do que será escrito nas perspectivas de crescimento, inflação e taxa de desemprego, assim como o nível de juros esperado por cada membro do comitê, o que ficou conhecido como os “dots”. De maneira geral, a reunião de hoje deveria gerar pouco ruído, por ser amplamente esperada pelo mercado e sinalizada pelo Fed. A reação dos ativos de risco, em especial do dólar no mundo e das Treasuries, será interessante para medirmos a real situação técnica desses mercados e suas reverberações para os demais ativos de risco.

No Brasil, os jornais continuam reverberando o vazamento de um dos anexos da delação premiada da maior empreiteira do país. Segundo alguns veículos de comunicação, alguns entes políticos já buscam maneiras de anular, ou frear a delação em questão, em um movimento na tentativa de minar o MPF.

No sentido de tentar criar um ambiente mais positivo, e desvirtuar um pouco as atenções, o governo sinaliza que irá anunciar algumas medidas visando dar suporte ao crescimento. Ventila-se um aumento de crédito por parte do BNDES para micro e pequenas empresas, um novo Refis, um programa de alongamento da dívida para algumas empresas, a utilização do FGTS para que o cidadão consiga quitar parte de suas dívidas, entre outras medidas “cosméticas”. 

Vejo as medidas que estão sendo ventiladas como positivas, mas dificilmente serão suficientes para reverter o cenário econômico. As medidas devem funcionar mais como um “plano de marketing” para o governo, já que a recuperação econômica demandará tempo, paciência e foco no ajuste fiscal. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Daily News – Sobre Bancos Centrais e Juros.