Update

A quinta-feira manteve a narrativa recente, exceto por uma reação mais forte do USD a sinais de recuperação da economia norte americana. As bolsas globais continuam em um processo de realização de lucros, assim como as commodities, lideradas pelo petróleo, passam por um período de consolidação. O mercado de juros norte americano, assim como o USD, voltaram a mostrar força, com uma alta do USD e uma abertura de taxas nos EUA. No Brasil, o dia foi de estabilidade do BRL, a despeito da alta volatilidade intraday, enquanto a curva de juros apresentou movimento de steepening, condizente com um Relatório de Inflação percebido como dovish pelo mercado.

Brasil – No Relatório de Inflação de hoje, o BCB parece sinalizar extrema tranquilidade com o movimento do câmbio. Em suas previsões, utilizam câmbio de 3.15 e PIB de -0.5%, o que traz alguma credibilidade as projeções, já que o câmbio está próximo a este patamar, e as previsões do PIB de mercado em torno de -1%. Acredito que o mercado deveria precificar entre uma alta de 50bps e uma alta de 25bps na próxima reunião do Copom, e não entre 50bps e 75bps. O BCB segue em busca de uma janela para encerrar o ciclo de alta de juros. Uma aceleração do processo de alta está, temporariamente, descartado.

A Taxa de Desemprego de fevereiro ficou acima das expectativas do mercado, mostrando uma tendência mais clara de deterioração do mercado de trabalho. Além da piora do emprego, os indicadores de rendimentos mostraram claros sinais de desaceleração. Acredito que este seja apenas o começo de um processo mais amplo de acentuada piora no mercado de trabalho local.

Finalmente, como era amplamente esperado, o CMN elevou a TJLP em 50bps para 6.00%, em mais um passo para ajustar o descompasso existente na economia do país.

Neste ambiente, continuo vendo valor na parte curta da curva de juros locais, mas entendo o receio do mercado com as perspectivas de inflação no curto-prazo. Assim, a curva parece excessivamente invertida. Posições de steepening da curva podem fazer  sentido neste ambiente. O BRL, por sua vez, deve continuar seguindo o humor global a risco que, por hora, continua favorável ao USD. Correções pontuais e acentuadas devem ocorrer, mas a dinâmica continua sendo de alta do USDBRL.

EUA – O dia foi de dados mais positivos para economia americana, com o Jobless Claims mantendo-se em patamar baixo e consistente com um mercado de trabalho robusto. Além disso, o Markit PMI Services mostrou um cenário de recuperação da atividade em março, após um começo de ano mais brando. Este cenário favoreceu uma abertura de taxa de juros no país, assim como mais uma pernada de alta do USD.


O cenário de curto-prazo está provando que a tendência do USD segue inalterada, firme e inabalável. Neste ambiente, fazer o market timing de correções pontuais tem se mostrado inócuo. Assim, recomenda-se a manutenção de posições core, com eventuais aumentos e reduções em torno deste core position.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?